UREAPLASMA UREALYTICUM CULTURA

AMOSTRA
Secreção uretral, secreção endocervical, secreção vaginal, secreção prostática, esperma, urina de primeiro jato e líquidos biológicos. Utilizar meio de transporte Dulbecco's fornecido pelo laboratório.
 
ATENDIMENTO
Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Secreção uretral: Colher pela manhã antes de urinar ou após 4 horas de retenção urinária. Remover o excesso de secreção com uma gaze e introduzir um swab fino ou uma escovinha de coleta e fazer movimentos circulares para extrair células do epitélio mucoso. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção endocervical: A paciente não deve estar usando cremes ou óvulos vaginais e nem estar menstruada. Remover o excesso de secreção com uma gaze e introduzir uma escovinha de coleta ginecológica e fazer movimentos circulares para extrair células do epitélio mucoso. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção vaginal: A paciente não deve estar usando cremes ou óvulos vaginais e nem estar menstruada. Remover o excesso de secreção com uma gaze e colher a amostra esfregando o swab contra a parede do fundo de saco vaginal. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção prostática: Amostra colhida pelo médico assistente. Na seção técnica, transferir cerca de 0,1 a 0,5 ml para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Esperma: Amostra colhida pelo paciente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Não necessita abstinência sexual. Na seção téncnica, transferir cerca de 0,1 a 0,5 ml para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Urina de primeiro jato: 20 ml. Amostra colhida pelo paciente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Na seção téncnica, centrifugar a urina, desprezar o sobrendante, transferir o sedimento para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Líquidos biológicos: Colher a amostra em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Na seção téncnica, centrifugar, desprezar o sobrendante, transferir o sedimento para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cultura em meios apropriados.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
 
INTERPRETÇÃO
Exame útil no diagnóstico de infecções por Ureaplasma urealyticum. A principal síndrome associada a infecção pelo ureaplasma é a uretrite não-gonocócica (UNG). A maioria dos casos de UNG é causada pela Chlamydia trachomatis, sendo o Ureaplasma urealyticum responsavel por 20 a 30% dos casos restantes. Em mulheres, pode levar a complicações como salpingite, endometrite e corioamnionite. Prostatite e epididimite tem sido associadas a este agente em homens. Tem ganhado reconhecimento como patógeno importante durante a gravidez. É o organismo mais frequentemente isolado no córion-âmnio, mesmo na presença de membranas intactas. Está associado com inflamação, parto prematuro, septicemia, meningite e pneumonia no recém-nascido. Em pacientes imunocomprometidos o Ureaplasma urealyticum  tem sido associado com artrite, osteomielite, pericardite e doença pulmonar progressiva.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos