TEMPO DE SANGRAMENTO IVY

AMOSTRA
O exame é realizado no próprio paciente durante a coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
1. Com o paciente sentado colocar o aparelho de pressão no braço do mesmo e insuflar o manguito até atingir a pressão de 40 mmHg a qual deve ser mantida durante a realização do exame.
2. Fazer assepssia na face anterior do antebraço com álcool a 70%.
3. Fazer incisão de 3,0 mm de diâmetro com lanceta apropriadaem uma área isenta de veias visíveis. (Existem dispositivos especiais desenvolvidos para a realização deste exame. Exemplos: Template, Simplate, Surgicutt e outros).
4. Disparar o cronômetro.
5. Com um papel de filtro limpar a gota de sangue que se forma no local da incisão a cada 30 segundos, sem tocar a pele para não remover o tampão plaquetário que está se formando.
6. Parar o cronômetro assim que o sangue parar de fluir.
7. Anotar o tempo na ficha do paciente.
 
MÉTODO
Ivy.
 
VALORES REFERENCIAIS
2,0 - 8,0 minutos: Crianças.
2,0 - 10,0 minutos: Adultos.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado na avaliação pacientes com distúrbios hemorrágicos quando existe a suspeita clínica de defeito congênito ou adquirido da hemostasia primária. O tempo de sangramento (TS) avalia a interação entre as plaquetas e aparede vascular lesada e depende do número e qualidade das plaquetas, de alguns fatores plasmáticos, do endotélio e da contratilidade capilar. O TS encontra-se prolongado nas seguintes condições: a.Trombocitopenias primárias e secundárias quando o número de plaquetas é <=50.000⁄ul. b. Defeitos plaquetários qualitativos hereditários: doença de von Willebrand, Síndrome de Bernard-Soulier e Trombastenia de Glanzmann. c. Alterações plaquetárias qualitativas adquiridas: presença de inibidores da função plaquetária (AAS, dextran, fenilbutazona e outros). d. Doenças que cursam com alterações vasculares (púrpura de Henoch-Schönlein, telangiectasia, crioglobulinemias). e. Alterações qualitativas ou quantitativas do fibrinogênio. f. Insuficiência renal. g. Presença de níveis elevados de produtos de degradação da fibrina. h. Presença de paraproteínas circulantes
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos