ACIDO DELTA AMINOLEVULINICO U24H

AMOSTRA
Urina de 24 horas sem conservante. Colher em garrafa plástica. Manter em ambiente fresco durante a coleta. Proteger da luz solar.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco e protegido da luz solar durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término. Na seção técnica: medir o volume total, separar alíquota de 30 ml em frasco âmbar e manter sob refrigeração e ao abrigo da luz até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cromatografia líquida de alta performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
<= 4,5 mg⁄g creatinina
Indice biológico máximo permitido: 10,0 mg⁄g creatinina
NR7, MTBBr, 1994.
 
INTERPRETAÇÃO
O ALA-U é um indicador biológico que reflete a interferência do chumbo na síntese do heme. O chumbo inibe as enzimas ácido delta-aminolevulínico desidratase (ALA-D), coproporfirinogêneo descarboxilase e a ferroquelastase. Assim, os substratos dessas reações se acumulam: o ácido delta-aminolevulínico (ALA), o coproporfirinogêneo III (COPRO) e a protoporfirina (PP-IX). O ALA, em razão do baixo peso molecular, atravessa a membrana dos eritrócitos, se eleva no soro e finalmente é excretado na urina (ALA-U). Elevações do ALA-U são observadas quando os níveis de chumbo no sangue alcançam 35 a 45 mcg⁄dl. Também eleva-se nos casos de porfiria intermitente e tirosinemia hereditária, independente da ocorrência de exposição ao chumbo. A NR-7 estabelece valores de referência e o IBMP para o ALA-U nas exposições ao Chumbo. Valores do ALA-U > 3 mg⁄g de creatinina se correlacionam com Pb-S acima de 20 mcg⁄dl com sensibilidade de 92% e especificidade de 90%. Uso de barbitúricos, clordiazepóxido, cloroquina, clorpropamida, diazepam, ergotamina, estrógenos, etanol, hidantoína, sulfamídicos pode interferir na sua determinação.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos