DIAZEPAN

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do medciamento que contenha Diazepan em sua fórmula (Valium, Diempax, Noam,  Ansilive, Calmociteno, Kiatrium e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
100 - 1.000 ng⁄mL
 
INTERPRETAÇÃO
O diazepan é um benzodiazepínico usado como hipnótico, ansiolítico e miorelaxante. É também utilizado no  tratamento agudo de crises convulsivas.  Cerca de 95% da droga está ligada às proteínas plasmáticas. Seu pico ocorre 1 hora após dose oral, com meia-vida plasmática de 20 a 50 horas. Entretanto, a meia-vida no sistema nervoso central é mais curta. Seu metabolismo é hepático, não tendo efeito indutor enzimático. O tabagismo, fenitoína, fenobarbital e rifampicina diminuem a meia-vida do diazepam. Anticoncepcionais orais, cimetidina e isoniazida aumentam os níveis plasmáticos do diazepam.  Sua determinação é útil no controle clínico da ansiedade bem como na pesquisa de intoxicação por overdose.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos