FENOL UFJT

AMOSTRA
Urina de final de jornada de trabalho, colhida frasco limpo e seco, sem conservante. Volume ideal 50 ml. Volume mínimo 20,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher urina diretamente no frasco. Manter a amostra em temperatura ambiente e ao abrigo da luz. No laboratório a amostra será refrigerada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cromatografia gasosa.
 
VALORES REFERENCIAIS
<= 20 mg⁄g creatinina
Indice biológico máximo permitido: 250 mg⁄g creatinina
NR7, MTBr, 1994.
 
INTERPRETAÇÃO
O fenol é utilizado na fabricação de anti-sépticos, desinfetantes, solventes e resinas para madeiras e plásticos. Excetuando as exposições ocupacionais, raramente o homem é exposto a concentrações de fenol no ambiente em níveis suficientes para causar efeitos adversos. A dosagem do fenol urinário é um indicador biológico para exposição ao fenol. A excreção do fenol intacto e conjugado pode ser utilizada como índice de exposição, mas deve ser observado que existem outras condições que podem elevar a excreção urinária do fenol: drogas que são metabolizadas a fenol (fenilsalicilatos, barbitúricos), consumo de etanol, alimentos. Assim, fenol urinário elevado não é um indicador específico da exposição ao fenol. Exposições simultâneas ao tolueno e ao benzeno diminuem a excreção do fenol, pois o tolueno suprime a biotransformação do benzeno a fenol.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos