HIDROXIPROLINA U24H

AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Colorimétrico.
 
VALORES REFERENCIAIS
20,0 a  50,0 mg⁄24h: < 1 ano.
25,0 a 100,0 mg⁄24h: 1 a 10 anos.
70,0 a 140,0 mg⁄24h: 10 a 20 anos.
15,0 a  40,0 mg⁄24h: > 20 anos.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação do metabolismo ósseo. A hidroxiprolina é um aminoácido presente em grande quantidade no colágeno, constituinte da matriz óssea. A excreção urinária de hidroxiprolina reflete o catabolismo ósseo, estando elevada em períodos de rápida reabsorção óssea. Valores elevados são encontrados em doença de Paget, síndrome de Marfan, fraturas extensas em consolidação, hiperparatiroidismo, neoplasias com metástases ósseas. Ainda podem ser vistos aumentos na osteomalácia, raquitismo, hipertiroidismo e acromegalia. Valores diminuídos em hipotireoidismo, hipopituitarismo, distrofia muscular e desnutrição.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos