MYCOPLASMA HOMINIS CULTURA

AMOSTRA
Secreção uretral, secreção endocervical, secreção vaginal, secreção prostática, esperma, urina de primeiro jato e líquidos biológicos. Utilizar meio de transporte Dulbecco's fornecido pelo laboratório.
 
ATENDIMENTO
Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Secreção uretral: Colher pela manhã antes de urinar ou após 4 horas de retenção urinária. Remover o excesso de secreção com uma gaze e introduzir um swab fino ou uma escovinha de coleta e fazer movimentos circulares para extrair células do epitélio mucoso. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção endocervical: A paciente não deve estar usando cremes ou óvulos vaginais e nem estar menstruada. Remover o excesso de secreção com uma gaze e introduzir uma escovinha de coleta ginecológica e fazer movimentos circulares para extrair células do epitélio mucoso. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção vaginal: A paciente não deve estar usando cremes ou óvulos vaginais e nem estar menstruada. Remover o excesso de secreção com uma gaze e colher a amostra esfregando o swab contra a parede do fundo de saco vaginal. Transferir a amostra para o meio de transporte Dulbecco's e enviar ao laboratório. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção prostática: Amostra colhida pelo médico assistente. Na seção técnica, transferir cerca de 0,1 a 0,5 ml para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Esperma: Amostra colhida pelo paciente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Não necessita abstinência sexual. Na seção téncnica, transferir cerca de 0,1 a 0,5 ml para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Urina de primeiro jato: 20 ml. Amostra colhida pelo paciente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Na seção téncnica, centrifugar a urina, desprezar o sobrendante, transferir o sedimento para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
Líquidos biológicos: Colher a amostra em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Na seção téncnica, centrifugar, desprezar o sobrendante, transferir o sedimento para o meio de transporte Dulbecco's e manter sob refrigeração até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cultura em meios apropriados.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
 
INTERPRETÇÃO
Exame útil no diagnóstico de infecções pelo Mycoplasma hominis. Os micoplasmas são os menores organimos de vida livre conhecidos. Trata-se de uma bactéria sem parede celular que não se cora pelo Gram e não responde ao tratamento com antibióticos beta-lactâmicos. Sua cultura está indicada no diagnóstico de uretrites não-gonocócicas, pielonefrite, doença inflamatória pélvica e febre puerperal. O Mycoplasma hominis pode fazer parte da microbiota genital normal de homens e mulheres. Entretanto, quando presente em quantidade superior a 1.000 UFC⁄mL pode causar infecções clinicamente significativas.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos