ZINCO PROTOPORFIRINA

AMOSTRA
Sangue com anticoagulante heparina. 7,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 7,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante heparina, rolha verde. Manter sob refrigeração e ao abrigo da luz.
 
MÉTODO
Espectrofluorimétrico.
 
VALOR REFERENCIAL
<= 40,0 mcg⁄dL.
Indice Biológico Máximo Permitido: 100,0 mcg⁄dL
NR7, MTBr, 1994.
 
INTERPRETAÇÃO
É um indicador biológico decorrente da interferência do chumbo na síntese do heme e correlaciona-se bem com o chumbo sangüíneo.  A zincoprotoporfirina (ZPP) pode permanecer elevada por anos nas intoxicações severas, em razão da inibição da síntese do heme pelo chumbo depositado e posteriormente liberado. A NR-7 estabelece valores de referência e IBMP para a ZPP na monitorização da exposição ao chumbo. A ZPP é o melhor indicador de exposição crônica que o chumbo sangüíneo por apresentar meia vida mais longa (67 dias). Na exposição crônica, o pico de ZPP ocorre em 6 a 9 meses, enquanto o pico do chumbo sangüíneo ocorre em 3 a 6 meses.  Após a eliminação da exposição a ZPP pode permanecer acima dos valores de referência por até 2 anos. A ZPP tem menor especificidade,
alterando-se em outras condições (anemia ferropriva, hemolítica e de doenças crônicas). Estudo em trabalhadores expostos mostrou que o achado de ZPP aumentada e chumbo sangüíneo em faixa não tóxica pode predizer concentrações tóxicas de chumbo sangüíneo com seis meses de antecedência, podendo, assim, indicar toxicidade incipiente.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos