HGH BASAL E POS INSULINA

AGENDAR CURVA NA MATRIZ
AMOSTRA
Soro (HGH) e Plasma com anticoagulante fluoreto (Glicemia). 1,0 ml para cada tempo da prova.
 
ATENDIMENTO
Anotar medicamentos em uso. Informar ao paciente o tempo de espera no laboratório. Necessita acompanhamento médico durante a realização da prova.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum de 8 a 14 horas.
 
COLETA
Medicamento: Insulina simples. Fornecido pelo laboratório.
Dose: 0,1 UI⁄Kg. Usar 0,3 UI⁄Kg nos casos potencialmente associados com resistência insulínica : (Síndrome de Cushing, Acromegalia); 0,05 UI⁄kg nos casos com suspeita de hipopituitarismo.
Via: Endovenosa.
Tempos : 0,30,60 e90 minutos ou conforme pedido médico.
Efeitos colaterais: Hipoglicemia.
Atídoto: Glicose 50%, EV e Sintomáticos se necessário.
Contraindicações: Hipotiroidismo, cardiopatia isquêmica, antecedentes de acidente vascular cerebral, convulsões e : hipersensibilidade ao medicamento.
 
Procedimento:
1. Fixar catéter endovenoso e manter o paciente em repouso por 15 minutos.
2. Colher amostra basal.
3. Injetar a Insulina por via endovenosa.
4. Colher as amostras seguintes aos 30, 60 e 90 minutos ou conforme pedido médico.
5. Avaliar a glicemia capilar em cada coleta.
6. Se glicemia superior a 40 mg⁄dL, ou ausência de redução de 50% na glicemia aos 60 minutos, injetar mais 0,05 UI⁄kg de insulina regular via endovenosa e reiniciar o teste.
MÉTODO
Quimioluminescência
 
INTERPRETAÇÃO
A hipoglicemia induzida pela insulina representa estímulo potente para liberação do Hormônio do Crescimento (GH), sendo esse teste considerado de grande importância na avaliação de déficit de GH, tanto em crianças como em adultos. O intervalo entre a resposta normal e deficiência grave de GH é grande, sendo que hipoglicemia moderada já é suficiente para provocar a elevação do hormônio em indivíduos normais. Tem como vantagem o fato de se poder avaliar concomitantemente o eixo adrenocorticotrófico por meio das dosagens de cortisol nas amostras, sendo útil na avaliação de deficiência combinada de hormônios hipofisários. Sua desvantagem principal é a natureza desagradável dos sintomas da hipoglicemia. Para que o teste seja considerado válido e interpretável, é necessária a documentação de hipoglicemia (glicemia inferior a 40 mg⁄dL) ou diminuição da glicose em 50% ou se o paciente apresentou sintomas de hipoglicemia. Nesses casos, considera-se normal uma resposta de GH > 7 ng⁄ml em relação ao valor basal.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos