TIOCIANATO UFJT

AMOSTRA
Urina de final de jornada de trabalho, colhida frasco limpo e seco, sem conservante. Volume ideal 50 ml. Volume mínimo 20,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher urina diretamente no frasco. Manter a amostra em temperatura ambiente e ao abrigo da luz. No laboratório a amostra será refrigerada e protegida da luz até a realização do exame.
 
MÉTODO
Espectrofotometria.
 
VALORES REFERENCIAIS
<=   4,0 mg⁄L: Näo fumantes.
<= 17,0 mg⁄L: Fumantes.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental ao tiocianato, bem como, no diagnóstico de intoxicação pelo mesmo. O tiocianato é o resultado da ligação, pela enzima rodanase, do enxofre ao cianeto no fígado. O cianeto ou gás cianídrico possui uso industrial na síntese química e como praguicida. Pode também ser encontrado em alimentos (mandioca brava, amêndoas) e medicamentos (nitroprussiato de sódio). O cianeto produz hipóxia grave. A dosagem do tiocinato é utilizada para confirmação diagnóstica e monitorização do tratamento. O encontro de níveis elevados de tiocianato em urina sugere intoxicação pelo cianeto. O tiocianato é um dos componentes da fumaça do cigarro, sendo os valores encontrados em tabagistas mais altos.
Resultados
de Exames
Resultados
de Exames

Resultado de Exames

Acesse aqui os resultados dos seus exames com mais agilidade e conforto.

Acesso para Médicos